Encontros regionais difundem e estimulam cultura Retrogamer em Santa Catarina

No próximo dia 14 de março, acontece a sexta edição do encontro do Grupo de Colecionadores Catarinenses de Computadores e Videogames Antigos, o RetroSC. O evento será realizado no auditório do bloco 07, no Campus da Univali, em Balneário Camboriú, a partir das 9h.

Ao longo dos anos o grupo ganhou notoriedade nacional, ajudou Santa Catarina a avançar divisas e se posicionar como referência no mercado do colecionismo, entre apreciadores de jogos, consoles e computadores antigos. Dessa vez, na sexta edição, os organizadores apostam ainda mais no fortalecimento local, com eventos itinerantes em diferentes regiões do Estado.

Continua após o anúncio

“Surgimos de um simples grupo de whatsapp com pessoas apaixonadas pelo universo Retrogamer. Essa comunicação dinâmica nos aproximou também de integrantes de todo o Brasil. Mas agora, queremos ampliar nosso relacionamento com o público catarinense. Os eventos itinerantes são uma bela oportunidade para que isso aconteça”, reforça Eduardo Loos, um dos organizadores do RetroSC.

Ações Sociais

Continua após o anuncio

Balneário Camboriú é o primeiro de pelo menos cinco encontros que devem acontecer nos próximos anos: Sul, Norte, Oeste, Serra Catarinense, e, claro, o encontro anual do RetroSC que reúne colecionadores de todo o Brasil. A partir do encontro em Balneário, serão implementadas ações sociais beneficiando uma entidade da cidade-sede. A entrada no evento será de 1 kg de alimento não perecível e tudo que for arrecadado será destinado a S.O.S Vidas/BC, que atende moradores de rua.

Pelos velhos tempos

Continua após o anúncio

Como em todo encontro do RetroSC, não vão faltar atrações pra quem curte a nostalgia. Quem for até o local terá oportunidade de ver equipamentos, jogar, relembrar os velhos tempos, adquirir consoles e jogos, e, até mesmo, iniciar ali sua coleção. “Teremos expositores de São Paulo e Curitiba vendendo equipamentos diversos, incluindo consoles raros e jogos ainda lacrados”, avisa Loos.

O RetroSC também promove exposição de verdadeiras relíquias eletrônicas, troca de informações sobre equipamentos e jogos, manutenção e reparos, demonstrações e testes. Entre os objetivos do grupo, está a preservação da história da informática, dos jogos eletrônicos, mídia e publicações voltadas ao tema, pesquisa, restauro de equipamentos e softwares.

“E isso tudo só é possível mediante troca de conhecimentos. Por isso queremos reunir entusiastas da difusão da cultura gamer e da história da microinformática. Queremos também que as novas gerações tenham esse contato, com entretenimento e confraternização de seus membros”, finaliza o também organizador do evento, Luiz Felipe Machado.

A Univali tem estacionamento (pago) e também cantina (aberta até 16h), para quem quiser almoçar no local.Serviço:

6º Encontro do grupo RetroSC – Grupo de Colecionadores Catarinenses de Computadores e Videogames antigos.

Onde?* Auditório do bloco 07, no Campus da Univali, em Balneário Camboriú.

Quando?* Dia 14/03, a partir das 9h.

Valor?* 1kg de alimento não perecível.

Continua depois do anúncio: FP