UPA das Nações em Balneário Camboriú atendeu mais de dois mil pacientes

    Com capacidade para realizar em média 250 atendimentos por dia, a Unidade de Pronto Atendimento 24h do Bairro das Nações atendeu 2. 554 pacientes em duas semanas de funcionamento. Inaugurada no dia 3 de fevereiro, a UPA presta atendimentos de qualidade e resolução aos pacientes com quadro de urgência e emergência.

    A Secretária de Saúde, Andressa Hadad, ressalta que “é importante que a população entenda que a UPA é uma unidade de que realiza atendimento de urgência e emergência por meio da classificação de risco identificando as cores de atendimento. Vale salientar que as classificações amarela e vermelha sempre serão priorizadas em uma unidade de pronto atendimento, pois estas caracterizam os pacientes com risco de morte. A unidade dispõe de equipamentos específicos para atendimentos de urgência e emergência, equipamentos esses que não são encontrados em Unidades de Atenção Básica”. A secretária ainda acrescenta que as Unidades Básicas de Saúde realizam apenas as consultas de rotina e atendem a comunidade das 7h às 19h, cinco delas funcionam em horário estendido até as 22h, sendo as UBS dos bairros Aririba Barra, Nações, Nova Esperança e Vila Real, Ariribá.

    O Ministério de Saúde possui uma portaria que rege a unidade de pronto atendimento de acordo com o porte de cada uma delas, seja ele um, dois, ou três, na qual o município deve seguir o padrão específico. A UPA do Bairro das Nações é de porte um e oferece exames de raio-X, eletrocardiograma e laboratório. A unidade realiza atendimento emergencial 24 horas e conta com aproximadamente 80 profissionais, entre médicos clínicos gerais, pediatras, enfermeiros, técnicos de enfermagem e radiologia.

    Importante frisar também que a UPA do Bairro das Nações atende todos os moradores de Balneário Camboriú, além de turistas e moradores de outras cidades da região, sendo considerada uma unidade de portas abertas para qualquer cidadão que necessite de assistência à saúde.

    Fique atento

    Deve procurar atendimento na UPA os pacientes que possuem sensações ou dores que surgem agudamente. Veja exemplos de quando procurar uma UPA 24h:
    Febre alta, acima de 39ºC;
    Fraturas e cortes com pouco sangramento;
    Infarto e derrame;
    Queda com torção e dor intensa ou suspeita de fratura;
    Cólicas renais;
    Falta de ar intensa;
    Crises Convulsivas;
    Dores fortes no peito;
    Vômito constante.

    Comente com o Facebook