27.9 C
Balneário Camboriú
31/03/2020
Publicidade:

Boletim SC Hoje News #04: Balneário Camboriú está em alerta para Dengue

Um dos destinos turísticos mais procurados de Santa Catarina, Balneário Camboriú está em situação de alerta para o Aedes aegypti. Em 2019, foram notificados 55 casos de dengue, contra seis em 2018. Para a chikungunya, houve, no ano passado, três registros importados da doença. Em relação à zika, não há notificações nos últimos dois anos. 

A diretora de Vigilância Ambiental de Balneário Camboriú, Eliane Guedes, aponta que um dos fatores que podem ter influenciado no aumento das notificações é a proximidade com municípios com números altos de casos. 

“Balneário Camboriú é um município turístico e está nos arredores de cidades que tiveram uma epidemia. Acaba afetando a cidade”.

Em Balneário Camboriú, o bairro das Nações e uma parte do centro da cidade foram onde ocorreram os maiores números de casos. Por isso, os agentes fazem mutirão nas casas para eliminar os focos.

O município realiza palestras e trabalha com o slogan “Dengue mata, não fique parado. Faça sua parte e elimine os focos do mosquito”.

De acordo com o Boletim Epidemiológico do Ministério da Saúde, Santa Catarina registrou, em 2019, 2,3 mil casos prováveis de dengue. No caso de chikungunya, foram 178 notificações. Em relação à zika, houve 20 notificações.

Diante dos números epidemiológicos, João Fuck, gerente de Vigilância de Zoonoses da Secretaria de Saúde do Estado de Santa Catarina, pede que a população tenha cuidado com materiais que possam contribuir para a proliferação do Aedes aegypti.

“Evite locais que acumulem água. Desde pequenos recipientes, lixo, até recipientes maiores que não vemos todos os dias, como caixas d’água, calhas e cisternas. Eliminar tudo que pode e adequar aqueles que não podem ser descartados”.

Se você, morador de Balneário Camboriú, quer solicitar a visita de agentes em sua residência, basta ligar no telefone do Programa de Combate à Dengue, no número (47) 3261-6264. Repetindo: (47) 3261-6264. Caso deseje fazer alguma reclamação sobre locais que podem ser de risco, entre em contato com a Ouvidoria Municipal pelo 0800-644-3388, ou pelo WhatsApp, no número (47) 99982-1979. Repetindo: (47) 99982-1979.

E você? Já combateu o mosquito hoje? A mudança começa dentro de casa. Proteja a sua família. Para mais informações, acesse saude.gov.br/combateaedes. 

 

Comente com o Facebook

Other episodes

Comente com o Facebook
Enviar mensagem
Envie FOTOS, VÌDEOS, ÁUDIOS, DENÚNCIAS ou sugestões de pauta para a equipe da redação!
Powered by