Balneário Camboriú terá nova avenida no bairro dos Municípios

O Bairro dos Municípios em Balneário Camboriú, ganhará uma nova avenida que vai transformar a vida das pessoas. Ela fará a ligação entre a Alameda Delfim de Pádua Peixoto Filho e a Sexta Avenida. Chamada de Via Ecopark, a nova avenida terá mais de 800 metros de extensão e irá melhorar a fluidez do trânsito no bairro, além de garantir maior mobilidade a pedestres e ciclistas. A assinatura do decreto que permite o início dos trabalhos para desapropriação dos imóveis que ficarão no traçado da via, ocorreu na manhã desta quarta-feira (27), na presença de vereadores e líderes comunitários do Bairro dos Municípios.

A avenida será mão dupla, contará com iluminação em led por toda a extensão e estacionamento, além de ciclovia protegida. Outra novidade será uma praça, localizada no trecho da avenida entre as ruas Bom Retiro, Corupá, Campo Erê e Campos Novos, sendo circundada pelas pistas. O local terá cerca de 5 mil metros quadrados de área total, se tornando um novo ponto turístico da cidade. Para a execução do projeto, 47 imóveis serão desapropriados e indenizados.

Continua após o anúncio

“Essa é uma obra primordial para a qualidade de vida de toda a população do Bairro dos Municípios. E é uma conquista não somente do poder público, mas de todos os que estão aqui hoje, lideranças que lutam pela melhoria coletiva, pela comunidade que vocês representam”, falou o prefeito aos líderes comunitários presentes na assinatura. “Com certeza será um novo Bairro dos Municípios, que será valorizado, com espaço para atividades de lazer, com iluminação de Led, mais seguro, com melhor mobilidade. Não será apenas mais uma obra física, mas, também, uma obra social transformadora para este bairro”, completou o prefeito.

“Esta obra será um divisor de águas para o nosso bairro, é primordial e representa o renascimento do Bairro dos Municípios, que tem muita gente trabalhadora, gente de bem. Há muito tempo a gente esperava esse olhar e estamos muito satisfeitos com este início de trabalho”, falou uma das líderes comunitárias do bairro, Emanuelle Mafra.

Continua após o anuncio

“Vai trazer mais segurança à comunidade, vai trazer progresso, vai valorizar o nosso bairro. E eu quero agradecer como moradora a todos que fizeram com que essa obra começasse a sair do papel”, completou a presidente do Conselho de Segurança, Beatriz Babicz.

Além da nova via, o Bairro dos Municípios está recebendo outras ações que trazem transformação na vida dos moradores. O programa Bem-estar da Família, projeto-piloto que é referência para todo o país, foi implantado no Bairro dos Municípios e já atendeu 80 famílias. No total serão 200 famílias atendidas no bairro, cada uma delas receberá atendimento diferenciado e personalizado conforme suas necessidades. Os atendimentos duram aproximadamente seis meses, dependendo das necessidades individuais de cada família e as principais demandas estão na área da educação, saúde e empregos. O Bem-estar da Família é uma parceria entre a Prefeitura de Balneário Camboriú, Governo Federal, Organização Mundial da Saúde (OMS) e Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS).

Continua após o anúncio

Ainda no bairro, está planejado para os próximos meses a revitalização da Sexta Avenida, da Rua Angelina e pavimentação de ruas. “Parece que é só asfalto, mas não é apenas isso. Para quem mora na rua ou no bairro, a pavimentação, a pintura das ruas, a limpeza e reurbanização faz com que eles se sintam melhor vivendo ali, se sintam parte da cidade. Ainda mais quando, além dessas obras físicas atuamos em outras frentes, como no Bem-estar da Família, que trabalha o emocional, o ser humano em todas as suas necessidades”, completou o prefeito.

Continua depois do anúncio: FP