Movimento do feriadão anima Trade Turístico – Leia na Coluna Turismo & Negócios, por Carlos Mello

Movimento do feriadão anima Trade Turístico 

Feriadão do 15 de Novembro – Proclamação da República animou comerciantes, trade turístico e setor governamental do setor em Balneário Camboriú e região da Costa Verde e Mar. A expectativa da ocupação do setor hoteleira na faixa dos 80%, surpreendeu passando dos 90%, segundo dados do Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Balneário Camboriú e Região (Sindisol). Nas ruas, lojas e no meio imobiliário, bem como na orla em geral, também houve uma clara percepção do movimento positivo.
A movimentação em sí trouxe ainda a constatação automática de que, com a crise política e a instabilidade econômica na Argentina a tendência é reduzir ainda mais do que na temporada passada a visita dos turistas” hermanos ” por estes lados. Daí que a tendência é o reforço do investimento na divulgação interna entre os brasileiros. O secretário de turismo de Balneário Camboriú, Valdir Walendowsky concorda e atribui boa parte da grande movimentação e ocupação do feriadão à forte divulgação dos atrativos turísticos do município por todo país.

Movimento do feriadão anima Trade Turístico, SC Hoje News - Notícias de Balneário Camboriú
– Praia lotada no feriadão de sol em Balneário Camboriú. ( Divulgação )

A força do nordeste 

Entre os comentários de bastidores da movimentação turística durante o feriadão em Balneário Camboriú e região, chegou a se citar também o” fator Nordeste”, ou seja, a troca pela região Sul em função de problema do óleo nas praias de lá.  Mas o otimismo deve ser contido. As notícias do centro do país, dão conta de que apesar das manchas de óleo que têm surgido no litoral nordestino desde o fim de agosto, a região continua sendo o sonho de consumo dos brasileiros para passar o próximo Réveillon.
Segundo um levantamento feito agora em outubro último pela CVC, 6 dos 10 destinos mais procurados pelos clientes da agência para o período de Ano-Novo estão no Nordeste, incluindo o primeiro lugar, Maceió (AL). O buscador de passagens aéreas Kayak também aponta a preferência pela região. Dos 10 lugares mais buscados para a data, 5 estão ali.

A força do setor de eventos

Florianópolis deu uma mostra no início deste mês de novembro de como o setor de eventos pode ser uma alternativa forte à tradicional alta temporada de verão em termos de movimentação do chamado turismo de negócios ou de eventos.  Grandes ventos simultâneos , principalmente o RD Summit 2019- um dos mais relevantes  eventos de tecnologia do país , levaram a praticamente  100% de ocupação da hotelaria em todas as regiões da Ilha e parte da região metropolitana do Continente.
Movimentação esta que traz expectativa positivas para o efetivo funcionamento do Centro de Eventos de Balneário Camboriú , a partir do segundo semestre ( julho ) do ano que vem, segundo as previsões da  Agência de Desenvolvimento do Turismo de Santa Catarina (Santur) . Aliás, a direção da agência protocolou, na semana passada, junto ao Tribunal de Contas do Estado (TCE), o processo que trata da concessão do Centro de Eventos de Balneário Camboriú. O TCE tem até 60 dias para análise dos documentos. Posteriormente a Santur poderá lançar o edital de licitação para contratar a empresa que fará a gestão do espaço por 20 anos, conforme estabelece o recente decreto assinado pelo governador do Estado.

Reta final
Atualizando o cronograma de finalização das obras do Centro de Eventos, de acordo com a Santur, segue dentro do previsto pelo Governo do Estado e também SCPar. O estipulado pela Comissão de Licitação da Santur é que os últimos ajustes nos processos licitatórios para obras nos espaços que envolvem os elevadores, as divisórias e também a climatização sejam concluídos até o final de dezembro.

Festuris gramado:  evoluindo na conectividade

Ao agregar números eloquentes, a edição 2019 da Feira Internacional do Turismo de Gramado – Festuris foi considerada pelos seus diretores, Marta Rossi e Eduardo Zorzanello, a melhor da trajetória dos 31 anos do evento. “Através do nosso aplicativo, quatro mil reuniões foram agendadas entre os participantes”, exemplifica Eduardo para também sinalizar o avanço tecnológico oferecido aos profissionais do trade turístico.
Realizado entre os dias 7 e 9 da semana passada, na cidade gaúcha de Gramado, o Festuris reuniu o mundo do turismo e foi prestigiado pelas principais lideranças e autoridades do setor. Ao comentar essa edição do Festuris como início de um novo ciclo, Marta Rossi disse: “Nossas principais bandeiras são provocar a conectividade e aproximar os mercados, buscando sempre a qualificação dos agentes de viagem – em particular, pelos conteúdos oferecidos no Meeting Festuris – e a geração de resultados diante da uma nova economia. Somos uma grande plataforma de conexão entre diferentes mundos”.

ABRAJET em Urubici-SC

A atraente e diferenciada cidade de Urubici, na Serra Catarinense, vai ser sede do 36º Congresso Nacional da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo. O encontro com profissionais da imprensa de várias partes do Brasil acontece  agora , de 27 de novembro a 01 de dezembro . O Congresso Brasileiro é o principal evento da Abrajet nacional. É segunda vez consecutiva que Santa Catarina sedia o evento. No ano passado, Florianópolis, no Costão do Santinho reuniu os jornalistas de turismo de todo país.
Segundo o presidente da Abrajet,o catarinense Evandro Novak,  a ideia é promover uma experiência aos jornalistas que vá da gastronomia ao potencial turístico, da aventura aos vinhos de altitude, do lazer a experiência de um variado atrativo com cachoeiras e passeios rurais. ” O prefeito Antônio Zilli, que tem despertado cada vez mais o município para o potencial turístico acertou em sediar o Congresso da Abrajet”, frisa  Novak.

( Por Carlos Mello – Em novembro 2019)