- PUBLICIDADE GOOGLE-

Praias de Balneário Camboriú estão há 10 semanas com os 15 pontos próprios para banho

As praias de Balneário Camboriú estão há 10 semanas com os 15 pontos analisados como próprios para banho. A coleta de balneabilidade realizada semanalmente pelo Freitag Laboratórios, mantém o relatório da última quarta-feira (06) com resultado positivo. A única exceção é a Lagoa de Taquaras, que recebe monitoramento específico de outro laboratório.

“Todas as ações que vem sendo feitas para conter as ligações irregulares de esgoto estão surtindo efeito e um exemplo é o Pontal Norte, que historicamente apresenta problemas com a balneabilidade e desde setembro apresentou melhorias. Mas, o trabalho para a despoluição do Rio Marambaia continua, em breve teremos a obra do emissário concluída e novas ações que serão executadas para termos um resultado ainda melhor”, disse o diretor-geral da Emasa, Douglas Costa Beber.

Continua após o anúncio

Para um ponto ser considerado próprio, são levados em conta um conjunto de amostras coletadas nas últimas cinco semanas no mesmo local, com no máximo 800 Escherichia coli por 100mililitros. Os pontos analisados no município são: Estaleirinho, Estaleiro, Taquaras (em frente ao ponto de ônibus e em frente à Escola Municipal), Laranjeiras, Frente a Rua 4009 – Pontal Sul, Rua 4000, Rua 3500, Rua 3000, Rua 2500, Rua 2000, Rua 1400, Rua 51, Rua 1001, Pontal Norte. O relatório completo pode ser conferido no site da EMASA: www.emasa.com.br.

Durante a temporada, a partir da última semana de dezembro até o pós-carnaval (06/03/20), a frequência das coletas passa a ser três vezes por semana, sendo nas segundas, quartas e sextas-feiras.

Continua após o anuncio

O laboratório Freitag – credenciado pelo Instituto do Meio Ambiente (IMA) e acreditado no INMETRO – é contratado pela Empresa Municipal de Água e Saneamento (EMASA), para analisar a qualidade da água das praias, desde março de 2018, em cumprimento de um TAC com o Ministério Público.

Monitoramento Lagoa de Taquaras

Continua após o anúncio

A Lagoa de Taquaras, na Praia de Taquaras recebe monitoramento específico realizado quinzenalmente pelo laboratório Beckhauser & Barros – também credenciado no IMA e acreditado no Inmetro. Alguns parâmetros já apresentaram melhoras desde a desativação da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) de Taquaras em fevereiro deste ano, porém, ainda está imprópria e o monitoramento segue pelos próximos meses para verificar a necessidade de novas ações dentro das tecnologias disponíveis, para ser aplicada na Lagoa com objetivo da total despoluição.

Continua depois do anúncio: FP

- CONTEÚDO PROMOVIDO -
Redação SC Hoje
Redação SC Hoje
Da redação do Portal SC Hoje News. DÊ SUA OPINIÃO SOBRE A QUALIDADE DO CONTEÚDO QUE VOCÊ ACESSOU. Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e envie sua mensagem por e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp 48 99208.8844

Veja Mais