- PUBLICIDADE GOOGLE-

Alíquotas do ITBI estão mais baixas em Balneário Camboriú

Desde 28 de outubro, está em vigor a lei complementar nº 44, que reduz as alíquotas do Imposto sobre a Transmissão de Bens Imóveis (ITBI) em Balneário Camboriú em algumas situações, permanente ou provisoriamente.

A medida visa incentivar a regularização dos imóveis e fomentar a economia, atendendo à solicitação da população com relação ao imposto cobrado pela Administração Pública quando é registrada a compra e venda de um imóvel.

Continua após o anúncio

Com a lei complementar, a alíquota foi reduzida permanentemente de 3% para 2% para alguns casos, como primeira transmissão de unidade autônoma decorrente de incorporação imobiliária, integralização do imóvel no capital social de empresa, algumas situações específicas de permutas, entre outros.

A alíquota foi reduzida temporariamente até o fim do ano para outros casos específicos (de acordo com a data em que a transmissão do imóvel foi celebrada), em percentuais escalonados, que variam de 1,5% a 2,5%. O contribuinte pode procurar o setor de fiscalização da Prefeitura para mais informações. Esses percentuais provisórios são válidos para os pedidos protocolados até o dia 31 de dezembro de 2019.

Continua após o anuncio

“Segundo informações dos órgãos de registro, inúmeros adquirentes não lavram a escritura e, portanto, não levam a registro seus imóveis, ficando o cadastro imobiliário do município desatualizado, e o contribuinte sujeito à perda do imóvel caso o antigo proprietário sofra alguma restrição de bens, posto que a propriedade dá-se pela matrícula. Pensando nisso, abriu-se a oportunidade de regularização até 31 de dezembro de 2019 com alíquotas reduzidas”, diz o secretário da Fazenda, Franc Ribeiro Correa.

Continua depois do anúncio: FP

Continua após o anúncio

- CONTEÚDO PROMOVIDO -
Maurício Freitas
Maurício Freitas
Maurício Freitas é Jornalista, Ator, Dublador, Locutor, Voice-Over, Voice Artist. há mais de 20, com trabalhos realizados em diversos segmentos, para emissoras de Rádio e Televisão, Internet, Narração, Dublagens e Voice-Over .

Veja Mais