- PUBLICIDADE GOOGLE-

Balneário Camboriú recebe visita técnica do Programa de Combate às Fontes de Poluição Marinha

Nesta terça-feira (22), Balneário Camboriú receberá a visita técnica do Programa de Prevenção e Combate às Fontes de Poluição Marinha Causada por Resíduos Sólidos. Em agosto, o Município foi um dos selecionados para integrar o programa, que é desenvolvido pela Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (ABRELPE), por meio de um acordo de cooperação com o Ministério do Meio Ambiente, com recursos e sob orientação da Agência de Proteção Ambiental da Suécia.

Na programação, estão previstos acompanhamento de limpeza da faixa de areia e visita à Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis de Balneário Camboriú (Coopermar) e a regiões próximas a cursos d’ água, entre outras atividades. Quem estará na cidade é a coordenadora técnica do Departamento de Pesquisa e Desenvolvimento da ABRELPE, Gabriela Gomes Prol Otero Sartini.

Continua após o anúncio

Durante nove meses, Balneário Camboriú receberá assistência técnica para identificar e combater as fontes terrestres que poluem os recursos hídricos. Nesse período, técnicos e consultores especialistas ajudarão a identificar as possíveis lacunas que provocam a destinação incorreta de materiais pós-consumo. O plano de ações para combater o lixo marinho será definido em dezembro.

Entre os requisitos para participar do programa, estava ter Plano de Gestão de Resíduos Sólidos e/ou Plano Municipal de Saneamento. Na seleção, foram avaliados quesitos como a existência de coleta seletiva. Desde março, o Município desenvolve a campanha ReciclaBC, que tem o objetivo de aumentar a quantidade de resíduos recicláveis para que tenham a destinação ambientalmente correta. A campanha orienta sobre a forma de separar os resíduos e já visitou mais de três mil imóveis. Em setembro, a quantidade coletada de resíduos recicláveis e reutilizáveis aumentou 43,15% em comparação ao mesmo período do ano passado. Foram coletadas 207,82 toneladas.

Continua após o anuncio

Treinamento ocorre nesta segunda-feira

O município também foi um dos selecionados para o treinamento de auxílio à elaboração dos Planos Municipais de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos. Em razão disso, a Prefeitura de Balneário Camboriú, a ABRELPE e a Agência de Proteção Ambiental da Suécia, com apoio da Associação dos Municípios da Região da Foz do Rio Itajaí (AMFRI), promovem um treinamento para a elaborar/revisar e implementar Planos de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos nesta segunda-feira (21), na sede da AMFRI, em Itajaí. Participam gestores e técnicos de prefeituras da região.

Continua após o anúncio

Um dos instrutores do curso é o engenheiro do quadro de funcionários efetivos da Secretaria de Meio Ambiente de Balneário Camboriú, Leandro Grzybowski da Silva, que concluiu o Programa da ABRELPE de Treinamento de Representantes Municipais para a Elaboração e Implementação de Planos de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos. Entre os objetivos do treinamento, estão compartilhar conhecimentos, possibilitar um ambiente de cooperação entre as municipalidades da região e trabalhar a definição das metas e ações relevantes para a gestão dos resíduos sólidos.

Continua depois do anúncio: FP

- CONTEÚDO PROMOVIDO -
Redação SC Hoje
Redação SC Hoje
Da redação do Portal SC Hoje News. DÊ SUA OPINIÃO SOBRE A QUALIDADE DO CONTEÚDO QUE VOCÊ ACESSOU. Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e envie sua mensagem por e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp 48 99208.8844

Veja Mais