- PUBLICIDADE GOOGLE-

Alesc homenageia Univali pelos 55 anos de fundação

Os 55 anos de fundação da Universidade do Vale do Itajaí (Univali) foram homenageados nesta quinta-feira (12), na Assembleia Legislativa, com uma moção de aplauso proposta pelo deputado Coronel Mocellin (PSL). O reitor da universidade, professor Valdir Cechinel Filho, recebeu a homenagem em nome da instituição.

Em pronunciamento na tribuna, Cechinel agradeceu a distinção e falou sobre a celebração dos 55 anos do ensino superior em Itajaí, 30 anos de reconhecimento da Univali como universidade e 40 anos do Colégio de Aplicação (CAU). “Uma universidade não se faz sozinha. São muitas e muitas mãos e protagonistas que nos ajudaram a construir o rumo da instituição e que, dessa forma, nos ajudam a construir a nação.”

Continua após o anúncio

O futuro da educação superior no Brasil depende da superação de inúmeros desafios para continuar inovando, conforme Cechinel. O reitor afirmou que a atual gestão da universidade se pauta em cinco princípios – excelência acadêmica, inovação, conexão de pessoas, gestão de governança e crescimento e desenvolvimento com qualidade. “Nosso compromisso é construir uma universidade aberta, inovadora e conectada com a comunidade de seu entorno.”

Quanto à vocação comunitária da instituição, o reitor frisou a missão de produzir e socializar conhecimento. “Sempre comprometidos em devolver resultados positivos às comunidades que nos acolhem, nos tornamos cada vez mais úteis para a sociedade, buscando diferentes formas de atuação”.

Continua após o anuncio

“Temos a responsabilidade de elevar os níveis de qualificação técnica para o mercado de trabalho, incutir em nossos alunos compromisso ético e pensamento crítico. Somos entusiastas de uma sociedade que, assim como nós, se move pelo conhecimento”, acrescentou o reitor em seu pronunciamento.

O proponente da homenagem, Coronel Mocelin, destacou que a sua relação pessoal com a universidade começou nos anos de 1990, quando a Polícia Militar desenvolveu, em parceria com a universidade, um projeto de segurança nas praias. “Fiz mestrado na Univali e as minhas duas filhas mais velhas se formaram lá. A minha ligação com a Univali vem de longa data. Sei que o trabalho da universidade faz diferença em Santa Catarina”, elogiou.

Continua após o anúncio

A instituição
A Universidade do Vale do Itajaí (Univali) compreende, atualmente, um universo que conta mais de 23 mil alunos, dois colégios, 100 opções de cursos de graduação nas modalidades presencial, flexível e a distância; 50 cursos de especialização em andamento, 11 mestrados e 6 doutorados – todos recomendados pela Capes/MEC; mais de 500 salas de aula e 250 laboratórios; uma estação de rádio e TV. O corpo docente é composto por 1.263 professores (75% deles mestres e doutores) e emprega 1.207 funcionários administrativos.

Na área de pesquisa, atuam, de forma permanente, cerca de 150 grupos de pesquisa, gerando produção científica e produtos inovadores que colocam a universidade em posição de destaque em rankings nacionais e internacionais. E, na extensão, atualmente, são dez programas institucionais e 75 projetos de impacto social, interferindo positivamente nas comunidades de entorno. A instituição está presente em todo o litoral Centro-Norte de Santa Catarina, nos municípios de Balneário Piçarras, Itajaí, Balneário Camboriú, Tijucas, Biguaçu, São José e Florianópolis.

Continua depois do anúncio: FP

- CONTEÚDO PROMOVIDO -
Redação SC Hoje
Redação SC Hoje
Da redação do Portal SC Hoje News. DÊ SUA OPINIÃO SOBRE A QUALIDADE DO CONTEÚDO QUE VOCÊ ACESSOU. Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e envie sua mensagem por e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp 48 99208.8844

Veja Mais