Evento da Alesc discutirá problemas ambientais relacionados a minas de carvão no Sul

A Comissão de Turismo e Meio Ambiente , presidida pelo deputado Ivan Naatz (PV), aprovou, por unanimidade,  em julho último, requerimento para realização de audiência pública em Urussanga, no Sul do Estado, para  discutir questões ambientais que preocupam os parlamentares catarinenses. A audiência será  realizada no próximo dia 9 de  setembro e terá como foco debate sobre os efeitos poluidores das minas de carvão desativadas na região.

De acordo com o presidente da comissão, deputado Ivan Naatz,  há uma preocupação na região Sul catarinense com os efeitos poluidores das minas de carvão desativadas, além das questões econômicas envolvidas com essa situação. ”Queremos ouvir autoridades e ambientalistas sobre esse problema. As minas foram desativadas, mas seu efeito poluidor continua e há toda uma questão econômica envolvida, já que há poucos investimentos para recuperação do meio ambiente , após essa desativação.”

O parlamentar lembra e exemplifica que recentemente duas empresas mineradoras foram condenadas pelo juízo da comarca de Urussanga a execução de um Projeto de Recuperação de Área Degradada (PRAD) como forma de reparar os danos ambientais provocados pela extração de carvão mineral nas décadas de 80 e 90. As empresas exerciam suas atividades respectivamente nos bairros de Santana e Rio Carvão, na cidade-sede da comarca.

Segundo a ação civil pública proposta pelo Ministério Público, as empresas, no exercício das atividades exploratórias do carvão, realizados nas décadas de 80 e 90, causaram significativos impactos ambientais, que vão desde problemas locais específicos até alterações biológicas, geomorfológicas, hídricas e atmosféricas de grande proporção. Além disso, houve significativa remoção da vegetação em todas as áreas de extração, poluição de recursos hídricos e contaminação do solo, poluição do ar com a eliminação de altos níveis de fumaça e fuligem, prejudicando a saúde das pessoas que residiam próximas às mineradoras.

Endereço da audiência: Sociedade Recreativa Urussanga – Rua Presidente Vargas , 90, Bairro Centr- Urussanga .

Maria Varella
Maria Varella, tem 25 anos de atuação na área de comunicação atuando em projetos de jornais, revistas e portais online em diversas regiões do pais.É a fundadora e proprietária do SC Hoje e atua como Editora Executiva do Portal. Email: contato@schoje.com.br | Fone/WhatsApp:47 3311.2817