Alunos do Estaleiro em Balneário Camboriú apresentam espetáculo com “Boi de Mamão”

0
26

Alunos do Centro Educacional Municipal Dona Lila, em Balneário Camboriú, situado no bairro Estaleiro, uma das seis praias agrestes da cidade, apresentaram, na manhã desta segunda-feira (02), o espetáculo “Boi de Mamão”, no Núcleo de Educação Infantil Brilho do Sol. A apresentação faz parte de um projeto cultural trabalhado na escola, de forma interdisciplinar, em comemoração ao Dia do Folclore, que aconteceu em 22 de agosto. Essa é a primeira apresentação do grupo.

O projeto”Boi de Mamão” é uma realização de toda a escola Dona Lila e recebeu a atenção de toda comunidade escolar. “Foi um trabalho feito em equipe. Todas as peças, ornamentos; tudo foi elaborado e feito pelos alunos, sob a coordenação dos professores”, informa a gestora da Dona Lila, Joana Darc Gulart Oliveira.

O espetáculo que envolve a história e a brincadeira do boi; história essa que marca o início da cultura açoriana, fará sua segunda apresentação na Festa da Família, que acontece no dia 4 de outubro, a partir das 19h, no próprio bairro.

Saiba Mais

Bumba meu boi/ Boi de Mamão

Bumba meu boi ou boi-bumbá ou boi de mamão é uma dança do folclore popular brasileiro, com personagens humanos e animais fantásticos, que gira em torno de uma lenda sobre a morte e ressurreição de um boi.

Em diversas cidades do Brasil, especialmente no Norte e no Nordeste mas também em algumas do Sudeste, existem agremiações chamadas de “bois” que realizam cortejos ou outros tipos de apresentações utilizando a figura do animal, tendo muitas vezes caráter competitivo.

A festa tem ligações com diversas tradições, africanas, indígenas e europeias, inclusive com festas religiosas católicas, sendo associada fortemente ao período de festas juninas.

Embora registrado pela primeira vez em Pernambuco, é mais popular no Maranhão. O bumba meu boi maranhense recebeu do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) o título de Patrimônio Cultural do Brasil. Ao espalhar-se pelo país, a manifestação adquiriu nomes, ritmos, formas de apresentação, indumentárias, personagens, instrumentos, adereços e temas diferentes. Em Pernambuco é chamado boi-calemba ou bumbá; no Maranhão, Rio Grande do Norte, Alagoas e Piauí é chamado bumba meu boi; no Ceará, é boi de reis, boi-surubim e boi-zumbi; na Bahia é boi-janeiro, boi-estrela-do-mar e mulinha-de-ouro; em Minas Gerais e no Rio de Janeiro é bumba ou folguedo-do-boi; no Espírito Santo é boi de reis; em São Paulo é boi de jacá e dança-do-boi; no Pará, Rondônia e Amazonas é boi-bumbá; no Paraná e em Santa Catarina é boi-de-mourão ou boi-de-mamão; e no Rio Grande do Sul é bumba, boizinho ou boi-mamão.

Comente com o Facebook