- PUBLICIDADE GOOGLE-

Alunos do Estaleiro em Balneário Camboriú apresentam espetáculo com “Boi de Mamão”

Alunos do Centro Educacional Municipal Dona Lila, em Balneário Camboriú, situado no bairro Estaleiro, uma das seis praias agrestes da cidade, apresentaram, na manhã desta segunda-feira (02), o espetáculo “Boi de Mamão”, no Núcleo de Educação Infantil Brilho do Sol. A apresentação faz parte de um projeto cultural trabalhado na escola, de forma interdisciplinar, em comemoração ao Dia do Folclore, que aconteceu em 22 de agosto. Essa é a primeira apresentação do grupo.

O projeto”Boi de Mamão” é uma realização de toda a escola Dona Lila e recebeu a atenção de toda comunidade escolar. “Foi um trabalho feito em equipe. Todas as peças, ornamentos; tudo foi elaborado e feito pelos alunos, sob a coordenação dos professores”, informa a gestora da Dona Lila, Joana Darc Gulart Oliveira.

Continua após o anúncio

O espetáculo que envolve a história e a brincadeira do boi; história essa que marca o início da cultura açoriana, fará sua segunda apresentação na Festa da Família, que acontece no dia 4 de outubro, a partir das 19h, no próprio bairro.

Saiba Mais

Continua após o anuncio

Bumba meu boi/ Boi de Mamão

Bumba meu boi ou boi-bumbá ou boi de mamão é uma dança do folclore popular brasileiro, com personagens humanos e animais fantásticos, que gira em torno de uma lenda sobre a morte e ressurreição de um boi.

Continua após o anúncio

Em diversas cidades do Brasil, especialmente no Norte e no Nordeste mas também em algumas do Sudeste, existem agremiações chamadas de “bois” que realizam cortejos ou outros tipos de apresentações utilizando a figura do animal, tendo muitas vezes caráter competitivo.

A festa tem ligações com diversas tradições, africanas, indígenas e europeias, inclusive com festas religiosas católicas, sendo associada fortemente ao período de festas juninas.

Embora registrado pela primeira vez em Pernambuco, é mais popular no Maranhão. O bumba meu boi maranhense recebeu do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) o título de Patrimônio Cultural do Brasil. Ao espalhar-se pelo país, a manifestação adquiriu nomes, ritmos, formas de apresentação, indumentárias, personagens, instrumentos, adereços e temas diferentes. Em Pernambuco é chamado boi-calemba ou bumbá; no Maranhão, Rio Grande do Norte, Alagoas e Piauí é chamado bumba meu boi; no Ceará, é boi de reis, boi-surubim e boi-zumbi; na Bahia é boi-janeiro, boi-estrela-do-mar e mulinha-de-ouro; em Minas Gerais e no Rio de Janeiro é bumba ou folguedo-do-boi; no Espírito Santo é boi de reis; em São Paulo é boi de jacá e dança-do-boi; no Pará, Rondônia e Amazonas é boi-bumbá; no Paraná e em Santa Catarina é boi-de-mourão ou boi-de-mamão; e no Rio Grande do Sul é bumba, boizinho ou boi-mamão.

Continua depois do anúncio: FP

- CONTEÚDO PROMOVIDO -
Redação SC Hoje
Redação SC Hoje
Da redação do Portal SC Hoje News. DÊ SUA OPINIÃO SOBRE A QUALIDADE DO CONTEÚDO QUE VOCÊ ACESSOU. Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e envie sua mensagem por e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp 48 99208.8844

Veja Mais