Prevenindo fraturas em idosos

Um dos maiores problemas que acometem os idosos são as quedas, que podem ocasionar fraturas severas no quadril.

A população de idosos do Brasil tem aumentado muito proporcionalmente em relação a outras faixas etárias. A Medicina proporcionou um grande acréscimo na expectativa de vida da população, que aqui em Santa Catarina é ainda maior do que no restante do país: enquanto a média nacional é de 75,8 anos em nosso estado ela chega a 79,1 anos. Então, é natural que aumentem as doenças e acidentes relacionados à terceira idade.

Nos últimos anos aumentou muito o número de fraturas do quadril, pelo aumento da população idosa e o consequente maior índice de osteoporose, principalmente em mulheres.

A maioria das fraturas ocorre dos 65 aos 99 anos e são 3 vezes mais comuns em mulheres, pela perda maior na densidade dos ossos (osteoporose) e enfraquecimentos dos músculos.

Osteoporose:

A osteoporose está relacionada ao envelhecimento, à menopausa, à baixa absorção e processamento de vitamina D e ao sedentarismo. A correção da osteoporose pede suplementação de cálcio, vitamina D e medicações que aumentem a formação óssea.

 O perigo das quedas:

Outros causadores de quedas são a falta de equilíbrio por efeitos de medicações, dificuldades de visão e a menor agilidade.

Aproximadamente metade dos pacientes idosos com fratura do quadril não consegue viver independentemente após esses acidentes, apesar disso, a maioria dos idosos retorna ao nível de atividade ou vive prazerosamente após o tratamento adequado aliado a hábitos mais saudáveis.

 Prevenindo as quedas

Praticar exercícios físicos e consultar o médico regularmente, fazer uma alimentação balanceada; manter os óculos com lentes adequadas; viver em um ambiente livre de obstáculos que possam causar tropeços – tapetes, degraus, brinquedos de crianças e móveis; são algumas das medidas que podem ajudar a evitar as quedas.

 Cuide-se bem, previna as quedas e aproveite a vida com saúde.

Dr. Vicente Caropreso                                                                                              CRM-SC 3463 / RQE 618                                                                        Médico/Deputado Estadual

Maria Varella
Maria Varella, tem 25 anos de atuação na área de comunicação atuando em projetos de jornais, revistas e portais online em diversas regiões do pais.É a fundadora e proprietária do SC Hoje e atua como Editora Executiva do Portal. Email: contato@schoje.com.br | Fone/WhatsApp:47 3311.2817