Deputados estaduais aprovam projeto que trata do uso de canudos biodegradáveis no Estado

Por maioria de votos, os deputados estaduais de Santa Catarina aprovaram, na tarde desta terça-feira (16), o projeto de lei (PL) 152/2018, que trata do uso de canudos produzidos com materiais biodegradáveis ou similares no estado, de autoria do deputado João Amin (PP).

A proposta recebeu os votos contrários dos deputados Bruno Souza (PSB) e Jessé Lopes (PSL), e a abstenção da deputada Ana Campagnolo (PSL).

Continua após o anúncio

Conforme Amin, a proposta foi elaborada em conjunto com a Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc) e o setor de material plástico do Estado.

O objetivo é oferecer ao consumidor alternativas ambientalmente sustentáveis aos canudos convencionais de plásticos, evitando o uso desse tipo de produto que se transformou em um problema ambiental.

Continua após o anuncio

“A utilização de alternativas ambientalmente corretas aos canudos plásticos é uma tendência mundial. O Parlamento Europeu já proibiu plástico em vários produtos, a Califórnia recentemente sancionou lei proibindo restaurantes de disponibilizar os canudos de forma indiscriminada. Já temos cidades em Santa Catarina que também proibiram os canudos”, disse o deputado.

Se transformada em lei, a iniciativa atinge hotéis, clubes, padarias, bares, lanchonetes e vendedores ambulantes de bebidas, e entrará em vigor 365 dias após a sua publicação. Ela também proíbe que o estabelecimento ofereça ou disponibilize espontaneamente, só fornecendo caso seja solicitado pelo consumidor.

Continua após o anúncio

Discussão
Marcius Machado (PR), Maurício Eskudlark (PR), Milton Hobus (PSD), Jair Miotto (PSC), Kennedy Nunes (PSD), Ada de Luca (MDB) e Fernando Krelling (MDB) se pronunciaram em defesa da aprovação do projeto. Eskudlark e Hobus destacaram que a proposta foi construída em conjunto com o setor produtivo. Kennedy Nunes lembro que redes como Starbucks e Mc’Donalds já não oferecem mais canudos plásticos em suas unidades em países da Europa.

Um dos votos contrários ao PL, Bruno Souza afirmou que a iniciativa, embora bem intencionado, poderia não atingir seu objetivo. Ele citou o caso do Rio de Janeiro, que proibiu os canudos plásticos e viu explodir o consumo de copos plásticos.

“Temos que investir em consciência ambiental”, defendeu o parlamentar, que também apontou que o projeto fere a livre concorrência. “Mil canudos plásticos custam cinco reais. Mil canudos de material biodegradável custam R$ 180.”

Bruno também destacou que os canudos representam 0,02% do lixo despejado nos mares. Jessé Lopes, que também foi contrário, argumentou que os canudos biodegradáveis são pouco práticos e anti-higiênicos. Ele também criticou a intervenção na livre iniciativa do mercado.

O PL 152/2018 foi aprovado em turno único e passará por votação da Redação Final ainda nesta semana, para ser encaminhado para análise do governador Carlos Moisés da Silva (PSL).

Continua depois do anúncio: FP

PATROCINADO
Redação SC Hoje
Redação SC Hoje
Da redação do Portal SC Hoje News. DÊ SUA OPINIÃO SOBRE A QUALIDADE DO CONTEÚDO QUE VOCÊ ACESSOU. Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e envie sua mensagem por e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp 48 99208.8844

Leia Mais

Previsão do Tempo

Balneário Camboriú
nevoeiro
20 ° C
20.1 °
20 °
99 %
1.5kmh
100 %
ter
26 °
qua
28 °
qui
23 °
sex
24 °
sáb
21 °

Mais Lidas

-PUBLICIDADE-