Santa Catarina terá primeiro parque temático militar do Brasil

SC terá primeiro parque temático militar do Brasil

O setor de turismo é mesmo uma fonte diversificada e inesgotável de oportunidades, negócios e de novas opções de cultura e lazer.  A região de Tijucas, às margens da BR- 101, no bairro Morretes, ganhará entre o final deste ano e o inicio de 2019, o primeiro parque temático militar do Brasil. Trata-se de um parque histórico e cultural de iniciativa privada do engenheiro, empresário e sargento honorário do Exercito Brasileiro Dudevant dos Santo Teixeira.

Em fase final, o empreendimento tem mais de 15 mil metros quadrados de área construída, com 12 pavilhões divididos entre Comando, Infantaria, Cavalaria, Artilharia, Engenharia, Comunicações, refeitório e dormitório. Toda estrutura lembra um quartel do Exército e receberá o acervo de um museu militar já existente na cidade de Palhoça e mantido pelo engenheiro e construtor que prefere não revelar o valor total do investimento.

Continua após o anúncio

Além das trincheiras, ponte e lagoas, o local também abrigará mais de 200 viaturas de combate – todas operacionais – entre blindados, tanques de combate da Segunda Guerra Mundial, tratores, caminhões e viaturas, além de armas pesadas antigas. Algumas delas são canhões 105mm e morteiros 120mm com transportes para munições. Alguns dos milhares de itens militares são de outros países, inclusive da ONU.

O Parque Temático Militar do sargento Dudevant também terá colônia de férias ministradas por sargentos da reserva e um projeto educacional voltado ao despertar do patriotismo em crianças e adolescentes. Os visitantes poderão andar com os veículos, adquirir lembranças e conhecimentos oriundos do Exército do Brasil e de outras nações.

Continua após o anuncio
FOTO – Parque esta sendo construído ás margens da BR-101. (Divulgação).

 Vôos de baixo custo em SC

O início do mês de novembro também marcou o começo dos vôos de baixo custo (low cost) para Santa Catarina, operados por uma companhia aérea  chilena. Começou pelo Aeroporto Hercílio Luz, vindo de Santiago. A rota é operada pela empresa chilena Sky Airline .  A companhia afirma que o trajeto pode custar até U$ 39 atualmente. A passagem mais barata de Santiago para Florianópolis, conforme pesquisa através do Google Vôos, foi para o dia 3 de dezembro, pela Sky Airline, com o custo de R$ 752 (visto às 19h do dia 6/11). Até o final do ano serão definidos os vôos e rotas semanais para a temporada de verão e que poderão também ser estendidas para o ano inteiro. Esta modalidade de empresa aérea se tornou possível com a flexibilização da legislação relacionada à aviação civil. As mudanças permitiram, entre outros pontos, a cobrança pelo despacho de bagagens.

Temporada de verão

No auge da temporada de verão, em janeiro, o aeroporto de Florianópolis deverá receber, por dia, nove vôos da Argentina e três vôos da capital chilena. Do Uruguai, serão cinco viagens por semana. Em Navegantes, serão mais três vôos semanais na rota para Buenos Aires, além dos três que começaram a operar na última temporada. O trajeto Navegantes-Foz do Iguaçu (PR) vai ser iniciado neste verão com três viagens por semana.

Continua após o anúncio

Píer Turístico de Itapema

Já esta em andamento a consulta pública informal lançada pela prefeitura de Itapema para o projeto de um píer turístico no canto da Meia Praia, junto à foz do Rio Perequê. O edital de procedimento de manifestação de interesse em torno do projeto justifica que a idéia é transformar o local em atração turística, com espaço para empreendimentos de gastronomia e lazer. A proposta é que a obra seja feita por meio de parceria público-privada, o mesmo modelo usado para construir a Marina Itajaí, que está instalada em área que pertence ao Porto de Itajaí. A parceria permite que o município ofereça a área, e que o concessionário se responsabilize pela construção e a gestão do empreendimento depois.

Continua depois do anúncio: FP